segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A CRUZADA, o filme.

O filme inícia com a História de um jovem guerreiro, no ano de 1184 na França, que acabará de ficar viúvo, pois sua esposa havia se suicidado, fato este ocorrido quando a religião católica era a dominante, e o suicidio era abminavel, onde a jovem suicida teve sua cabeça decaptada e retirado um crucifixo que estava em seu pescoço, por elementos desconhecidos, que posteriormente foi observado que se tratava de um padre. Diante essa situação o protagonista da história, o jovem guerreiro fica viúvo e sozinho, momento em que surge alguns cavaleiros, onde um deles diz ser seu pai, pedindo perdão por ter-lo abandonado e o convida para lhe seguir com destino a Jeruzalem, oferecendo-lhe poder enquanto fosse vivo, pois era um dos chefes da guarda do Rei de Jerusalém, tendo uma recusa por parte do jovem alegando que seguiria seu próprio destino. Dias depois o jovem guerreiro observou que um dos homens que estava em sua casa, encontrava-se com o crucifixo que pertencia sua esposa, momento em que veio a mata-lo e retirarando o crucifixo que pertencia a sua esposa do pescoço do mesmo. Diante de tal situação teve de fugir, seguindo rumo a jerusalem, ainda no percusso encontrou seu pai, a quem lhe confessou ter matado homem, e estava sendo procurado para ser preso, depois das pazes com o pai, o mesmo começou a lhe ensinar a lutar com espadas. Quando surgiu uma pequena tropa dizendo ter que levar o jovem, alegando que o mesmo era um assassino. Neste momento houve um confronto entre as tropas de seu pai e a que veio buscar o jovem, pois seu pai não os deixara lhes levar.
Em uma dessas batalhas seu pai foi gravimente ferido, passando para o filho uma espada e um anel, recomendando que sempre fizesse o certo e falasse a verdade. Seu pai veio a óbto, com essa morte o jovem seguiu sozinho por um deserto, quando encontrou um cavalo enroscado em uma corda libertou o mesmo, a fim de aproveitar-lo em sua caminhada. Neste momento chegaram dois cavaleiros alegando serem os donos do animal, pois estava em suas terras, onde um dos cavaleiros o desafiou para uma luta em disputa daquele animal, onde o jovem guerreiro saiu vencedor da disputa, vindo a matar seu desafiante, e com isso o segundo cavaleiro curvou-se diante do jovem querendo ser seu súdito, sendo negado pelo jovem, o qual orientou que o mesmo seguisse seu caminho.
Aos poucos o jovem foi construindo uma espécie de liderança, vindo a ser designado pelo Rei para liderar um pequeno povoado, sendo orientado a defender os inocentes. Como naquele local faltava coisas básicas como àgua, o mesmo reuniu alguns homens com objetivo de solucionar o problema, cavando várias cisternas, vindo com isso a solucinar o problema.
Na liderança em uma de suas lutas teve seu pequeno exército exterminado, sendo o mesmo capturado pelos seus inimigos.
O Rei que se encontrava muito doente veio a òbto, com isso assumiu o reinado um homem que casou-se com sua irmã. Esse novo Rei era uma pessoa má, o qual conduziu seu exército a uma grande guerra, antes aconselhado pelo jovem guerreiro a não ir para guerra e sim esperar o ataque de seus inimigos, momento em que o Rei respondeu ao jovem que não havia pedido opinião de nenhum ferreiro. Levou a tropa para o confronto sem àgua e sem comida em um grande deserto, onde a tropa não aguentou e se cansou, vindo a falecer pelo deserto, tendo com isso uma derrota, vindo inclusive o próprio Rei a ser capturado e morto. Com a derrota desse novo Rei, o jovem resolve assumir a liderança convocando todo povo de Jeruzalem, a fim de formar um novo exército para defender seus interesses. Organizam-se para defender Jeruzalem de seus inimigos, traçando estratégias e diretrizes para atingir seus objetivos, sendo atacado brutalmente pelas tropas inimigas que eram em maior número e ao ver sua tropa ser derrotada pelos inimigos, em um momento de trégua o jovem guerreiro vendo a impossibilidade de vencer a guerra, rendeu Jeruzalem em troca de todas as vidas polpadas e terras para sobreviverem.
Podemos concluir que ao longo desta história, vimos várias espécies de lideranças, onde o homem escolhe de forma racional o que é certo ou errado para o seu povo, tendo que decidir a render-se diante de seus inimigos, a fim de poupar vidas e adquirir beneficios em prol de um povo sofrido.

Resenha do Filme a Ultima Fortaleza

Tratava-se de um castelo denominado a Ultima Fortaleza, onde eram confinados presos militares das forças armadas, os quais viviam em condições sub-humanas, sob rigorosas ordens de um Coronel das Forças Armadas Americana, o qual era o diretor.
Dentre os confinados (presos) havia um General das Forças Armadas Americana, o qual foi preso por um erro decisório em serviço. Podemos observar que ao chegar no presídio o General passou a visualizar a situação do mesmo, sendo constatado por ele uma série de irregularidades imposta pelo então diretor do Presídio, o Coronel.
Com isso passou a traçar um objetivo, utilizando o próprio sistema, a fim de derrubar o diretor do presídio, onde passou a se comunicar com os demais detentos de forma que veio a conquistar a confiança dos mesmos, os quais passaram a trabalhar em conjunto para alcançar este objetivo.
Com o seu conhecimento e liderança passa a manipular de forma positiva, tanto que encoraja os demais detentos a travarem uma batalha, mesmo com incompatibilidade de armamento. Neste momento o Diretor passa a perder o Comando do seu presídio, passando o General a demonstrar sua capacidade de liderança, vindo a conquistar até mesmo a Guarda do presídio, quando essa guarda recebe ordem do então Diretor e as deixa de cumprir, tendo com isso um êxito no que diz respeito ao principal objetivo (derrubada do Diretor).
Podemos concluir que neste filme foi observada a diferença entre autoridade constituida e liderança, onde a autoridade é a função de confiança que o Diretor do Presidio exercia de forma autoritaria e abusiva. Já a liderança é um poder de coesão, independentemente de ser autoridade, pois a mesma é desenvolvida de forma nata e aperfeiçoada com conhecimentos adquiridos ao longo da vida, a qual foi desenvolvida pelo General.